O que é Inteligência analítica e como ela está transformando as organizações?
Tudo começa com dados.
A maioria das empresas já compreendeu a importância de coletar dados. Hoje, vemos muitas organizações que se orgulham em dizer que possuem data lakes e que coletam uma quantidade considerável de dados, mas como extrair inteligência a partir dessas informações?
O Data Analytics, ou a análise de dados, tem o único propósito de permitir transformar esse monte de informação em insights acionáveis. O trabalho de compilar e estruturar os dados é que nos permite construir uma narrativa por trás do que está acontecendo e só assim é possível alcançar o que as empresas tanto desejam: um processo de decisão baseado em dados com fundamentação em previsão de cenários possíveis.
Além de pensarmos na necessidade de estruturar os dados, é necessário também avaliar a qualidade das informações coletadas e sua validade, construir um banco de dados confiável é uma tarefa trabalhosa.
A análise de dados assertiva e uma leitura que condiz com a realidade depende dessas duas variáveis. Dados não estruturados e repletos de imprecisões ou simplesmente incompletos podem ter um impacto significativo em uma empresa, já que esses dados são substrato para o desenvolvimento de estratégias de negócios.
O que chamamos de ‘dado’ é o fragmento de informação que não tem sentido por si só, ou seja, um ponto único de referência. Quando reunimos dados que compõem uma mesma variável temos uma informação, por exemplo, podemos ter o número correspondente à idade de um usuário de determinado aplicativo, porém ao estar fora do contexto e sem referências para entendermos o significado daquele dado não conseguimos usá-lo, ele é apenas um valor absoluto que não pode ser traduzido.
Ao juntar os dados, temos o que chamamos de informação, um ponto de referência que transita em um espectro conhecido, como por exemplo, ao considerarmos a idade de todos os usuários de um aplicativo temos agora um entendimento mais amplo de quem são essas pessoas a partir da distribuição etária das mesmas, o que facilita o entendimento desse público.
O problema mesmo está em gerenciar todas as informações e organizá-las para que sejam fonte de esclarecimento, não o contrário.
Com a quantidade crescente de dados captados e a necessidade de transformá-los em informação de fácil acessibilidade é necessário tornar os dados consumíveis, precisamos apresentá-los em um formato mais simples e de fácil compreensão.
A visualização de dados é uma maneira de representar uma coleção de dados em gráficos. Essas visualizações permitem ao usuário analisar enormes quantidades de dados e a partir deles observar alguns padrões e correlações, o que permite criar novos cenários.
Os padrões permitem que os usuários obtenham insights e tomem decisões sobre a partir desses, transformando o modelo de gestão. Por meio de análise de dados, todos os dados relevantes aparecem em dashboards permitindo extrair então inteligência dessas informações e facilitando a tomada de decisões (as chamadas data driven decision), .
Essa isso acontece porque as imagens representam de uma forma prática uma quantidade massiva de informações, o visual hoje está à frente da apresentação técnica de números.
Algumas pessoas se questionam sobre a necessidade do que chamamos aqui de Data Visualization, ela é a melhor opção para a análise de dados? Aqui não existe uma opção melhor ou pior que a outra, mas as metodologias de Data Visualization, como o uso de dashboard interativos, facilitam o processamento humano desses dados já que o visual retém com maior facilidade a atenção das pessoas e permite ver as informações em um quadro comparatipo mais amplo. Quando olhamos para um gráfico, identificamos com muita agilidade tendências e padrões, por exemplo.
A coleta, organização, análise e monitoramento de dados vêm para facilitar a tomada de decisão bem como avaliar se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados.
Como a explicação acima deixa claro, análise de dados não é uma ferramenta, como muitos pensam. Apesar de depender de softwares para entregar todo o valor que se espera, vai muito além disso.
O conjunto de processos da análise de dados tem como objetivo entregar a informação certa, para a pessoa certa, usando os dados para agregar mais valor à sua organização.
Quer saber mais sobre como a Análise de Dados pode transformar sua empresa? Acesse aqui!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.