Nesse artigo você conhecerá como o uso da tecnologia no RH está ajudando as empresas a se tornarem mais estratégicas. Confira:
É muito fácil perceber como a tecnologia transformou a maneira com que interagimos com o mundo e pessoas. Seja para se locomover pela cidade, ou para fazer um pedido no seu restaurante favorito, os avanços tecnológicos facilitaram a interação e revolucionaram diversos tipos de serviços.
No âmbito corporativo não poderia ser diferente, já que o uso de análise de dados, inteligência artificial e da própria internet são realidades cada vez mais aplicadas por empresas de todo o mundo. A tecnologia pode ser aplicada em todos os setores de uma organização, otimizando todos os processos internos e externos.
Antes de entendermos porque a tecnologia no RH está revolucionando o modo como as empresas trabalham, precisamos falar de um dos principais responsáveis por isso: o Big Data!
Esse conceito visa a coleta, armazenamento e análise de grandes volumes de dados através de softwares e técnicas desenvolvidos especialmente para esse propósito.
Uma empresa pode até ter uma grande quantidade de dados a sua disposição, mas se não houver uma maneira de analisa-los e adequá-los de acordo com as suas necessidades, eles não agregam em nada dentro da organização.
Com o Big Data, é possível organizar esses grandes volumes de informações internas e externas para ter uma melhor visão do seu negócio e facilitar a tomada de decisões, economizar dinheiro e agilizar processos.
De acordo com uma pesquisa da Accenture, 79% dos executivos concordam que empresas que decidirem não aderir ao Big Data podem perder em competitividade e posicionamento no mercado.
E essa previsão, se torna realidade a cada dia, já que o mercado mundial de softwares e serviços de Big Data possui uma projeção de crescimento de 10% ao ano. E pode girar até 103 bilhões de dólares em 2027 de acordo com a Wikibon.
Multinacionais como a Google e Coca-Cola já são adeptas da análise de dados para incrementar sua gestão de pessoas, mas um dos casos de sucesso mais interessante é o do Bank of America.
Percebendo uma discrepância enorme no desempenho de suas diferentes unidades, o banco norte-americano contratou uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para tentar elucidar as possíveis causas da queda de rendimento dos funcionários.
Com a ajuda de um crachá inteligente equipado com microfone, sensores de proximidade e acelerômetro, o instituto analisou o comportamento de 80 atendentes e descobriu que os colaboradores que mais conversavam durante o trabalho tinham níveis menores de estresse e resolviam chamados com mais rapidez.
Depois dos resultados surpreendentes, o Bank of America fez uma mudança: Os funcionários receberam mais intervalos em comum para estimular conversas informais, uma decisão que mesmo atípica, trouxe um ganho estimado de R$15 milhões de dólares em produtividade.
Essa é a beleza da análise de dados: eles estão disponíveis e podem ser utilizados de maneira livre para inovar nas suas estratégias.
O uso da tecnologia no RH também tem outras aplicações que podem se tornar o padrão no futuro. Conheça algumas delas:
Processo de recrutamento: Utilizando softwares específicos que analisam perfis nas redes sociais, fica muito mais prático identificar as habilidades e valores dos candidatos para as entrevistas, facilitando a tarefa de recrutar talentos que estão de acordo com as necessidades e cultura da empresa.
Otimização do tempo: Com o uso dos dados e softwares de recrutamento, o processo de contratação se torna automatizado, mais organizado, e consequentemente mais rápido. Aumentando assim o rendimento geral do setor de gestão de pessoas.
Redução de custos: Aplicando a tecnologia no setor de RH é possível cortar gastos com treinamento, já que o crescimento no uso de plataformas online evitam custos comuns de deslocamento, como hospedagem, passagem, além da locação do espaço onde esse treinamento seria realizado. O uso de vídeos para recrutamento também vem ganhando força e pode se tornar uma prática comum.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.