Vemos muitas empresas que buscam ter um processo de decisão data-driven nos tempos atuais, e entender a importância das etapas na estruturação dos dados e construção de dos bancos de dados para a partir da análise de dados gerar inteligência analítica e influenciar o processo decisivo é muito importante.
A coleta de dados é a base do desenvolvimento desse ciclo, a captação de informações deve ocorrer com frequência, a criação de uma base de dados que permite guardar o histórico de dados, ali iremos estruturar as informações de forma a compreender como as variáveis se comportam entre si com o passar do tempo.
Essa imagem ilustra como para chegar nessa zona de decisão informada é necessário ter um processo de captação, onde vemos dados puros, estruturação, onde temos acesso à informação, e visualização COM CONSTÂNCIA.
Chegar à ‘decisão’ é chegar em um patamar onde as empresas passam a ter segurança e apoio para escolher as medidas ideais, entendendo e considerando todas as possibilidades.
O dado não possui significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão, ele pode ser numérico, nominal… mas não traz significado sem um contexto, em suma, um dado é um fragmento de informação, e está sem enquadramento. Um exemplo simples para entendermos aqui é o número 27: o que ele significa para você? Nada. O número pode se referir a uma idade, o número de uma casa, ou seja, pode significar qualquer coisa, não possui contexto e não traz significado para nós que estamos avaliando.
Em um segundo momento porém, a informação é a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a fundamentar o conhecimento.
É a transformação de números em informação, em significado, com o objetivo de poder verificá-los melhor dando-lhes ao mesmo tempo uma razão de ser e uma análise racional. É analisar os dados de um problema e identificá-los.
Entender os cenários em que o negócio está inserido é fundamental para que haja boas condições para direcionamento de estratégias e tomada de decisão. A análise de dados é uma forma de retroalimentar os planejamentos e iniciativas da empresa para que sinais, indicativos e insights se transformem em insumos para a definição dos rumos do empreendimento.
Um dos objetivos da análise de dados é facilitar o processo decisivo, tornando as escolhas mais claras e trazendo os ganhos e efeitos colaterais à tona.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.