Análise das redes de 280 mil mostra como esses profissionais estão se posicionando sobre a telemedicina.
A Telemedicina é uma modalidade prática que se aplica a partir do uso de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e atendimento à saúde para a população, buscando melhorar a experiência do paciente durante o atendimento, aumentar o alcance, reduzir o custo de cuidados com a saúde, e melhorar a experiência em serviços de saúde.
Regulamentada em caráter extraordinário em Março deste ano pelo o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saude, a prática busca atendimentos virtuais para triagem e monitoramento de pacientes como forma de reduzir o deslocamento de pessoas a equipamentos de saúde.
Nas últimas semanas, acompanhamos um boom de softwares e aplicativos que buscam viabilizar o os atendimentos à distância, segundo o Estado de São Paulo, a demanda por teleconsultas aumentou em 7 vezes nos últimos 15 dias.
No Hospital Albert Einstein, o número de teleconsultas diárias saltou de 80 para 600. “Cerca de 450 delas são por sintomas de Covid-19 e as outras 150 são de outras doenças. Estávamos com 100 médicos nesse projeto, mas estamos contratando e devemos chegar a 500”, diz Sidney Klajner, presidente do Einstein.
Pensando nisso, a Refinaria de Dados fez um levantamento que analisou postagens de 280 mil médicos. Analisamos postagens nas redes sociais LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram, lenvando em consideração menções relacionadas a Telemedicina. A análise contemplou o período de 12/3 a 12/4.
Para compreender o que os profissionais de saúde estão falando sobre o assunto, avaliamos algumas palavras-chave de interesse. Dentre elas: ‘telemedicina’, ‘teleconsulta’, ‘telediagnóstico’, ‘consulta remota’, ‘telessaúde’, ‘consulta médica online’, ‘consulta online’, ‘consulta celular’, ‘consulta aplicativo’, ‘aplicativo consulta’, ‘app consulta’ e ‘vídeo consulta’.
Como podemos ver a seguir, o tema ainda tem baixo alcance entre os médicos.
O termo que possui maior alcance dentro do assunto telemedicina, é “consulta + celular”, com 22% do total pesquisado, ou seja, ele foi mencionado por 61.200 médicos.
O segundo termo com maior núemro de menções é “consulta + aplicativo”, com 21%. A palavra telemedicina tem um alcance de apenas 8% (ver tabela abaixo). O alcance aqui é relativo à porcentagem de médicos que estão falando sobre o tema utilizando as palavras listadas.
Abaixo, a análise de alcance e polaridade das principais palavras-chave:
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