A pesquisa feita pela Refinaria de Dados, que contemplou dados do período 11 de Março de 2020 a 16 de Junho de 2020, buscou analisar a polaridade de publicações relativas ao homeoffice durante a pandemia e entender como os brasileiros estavam se posicionando com relação à modalidade de trabalho durante o isolamento.
Durante o período observado, foram feitas 2,8 milhões de postagens sobre o assunto nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin), a maioria (38%) sendo menções positivas enquanto apenas 12% foram identificadas como negativas.
Ao avaliar o conteúdo e keywords relacionadas mais utilizadas nas postagens, encontramos em primeiro lugar a palavra quarentena, presente em 34% das publicações, seguida de ‘computador’ (29%), ‘trabalho’ (28%), ‘regime’ (27%), ‘casa’ (25%), ‘vale’ (23%), ‘confiança’ (23%). Outros termos relacionados à rotina e equipamentos também foram mencionados, confira no gráfico abaixo:
Buscando entender um pouco mais sobre o sentimento dos usuários em relação a cada um desses termos, analisamos as polaridades das menções para as palavras relacionadas, que nos mostra que os usuários encontraram pontos positivos para o novo regime de homeoffice, como vemos em destaque com polaridades positivas menções a ‘sono’ (25%), ‘horário’ (28%), ‘alimentação’ (33%), ‘conforto’ (37%) e ‘gasto’ (38%).
Em contraponto, com maior percentual de menções negativas encontramos palavras que remete ao convívio diário e à rotina de trabalho na empresa, se destacam aqui ‘cerveja’ (39%), ‘saudade’ (38%), ‘quarentena’ (37%), ‘bar’ (37%), ‘colegas’ (33%), ‘computador’ (32%).
A análise, ainda deu origem a reportagem no programa Fala Brasil, da TV Record, para assistir a reportagem clique aqui.
Quer acessar os dados com maiores detalhes, entre em contato com a Refinaria!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.