Conhece o poder da cultura data-driven para direcionar as tomadas de decisões das organizações que a adotam? Esse novo modelo para a gestão empresarial estratégica já foi disseminada pelo Vale do Silício, sendo adotada por grandes CEOs como Elon Musk há bastante tempo. Essa é uma das características em comum entre os gigantes Tesla e Facebook.
Quer saber mais sobre essa solução baseada na análise de dados? Neste artigo, falaremos sobre seus conceitos, benefícios e como aplicar na sua empresa.
O significado do termo em inglês “data-driven”, traduzido a grosso modo, seria “dirigida por dados”. Com a implantação dessa nova forma de gestão, os dados se tornaram o ponto central que influencia toda e qualquer ação e tomada de decisão organizacional, por menor que seja. Através da coleta e análise deles é que sabemos como dirigir um negócio e que metas podem ser atingidas.
Tecnologia de ponta e riqueza de dados unem as maiores empresas digitais do mundo, mas essa cultura já foi disseminada a ponto de se tornar acessível a qualquer negócio. Não perca tempo, saiba já as maiores vantagens desse modelo de gestão inovador:
O nível de detalhamento oferecido pela análise de dados é surpreendente e está sempre evoluindo. Quando se conhece tão profundamente o andamento do negócio, seus clientes e resultados, torna-se simples fazer ajustes e tomar as melhores decisões para que a empresa esteja sempre crescendo. Esse é o principal benefício da cultura data-driven.
Através dessa coleta de dados, podemos também entender minuciosamente os usuários de produtos e serviços ofertados pela organização. Graças ao uso das redes sociais e da internet, é possível acessar detalhadamente o perfil de clientes e criar personas ideais para atingir. E é nela que focamos para o desenvolvimento de novos produtos e adoção de diversas estratégias de lançamento e relacionamento com clientes.
O cruzamento desses dados minuciosos traz insights para a sua organização, direcionando o planejamento de forma estratégica. Dessa forma, todas as tomadas de decisões data-driven são facilitadas, otimizadas e agilizadas com base em informações verdadeiras, não em opiniões e achismos. Visualizar resultados possíveis dessa forma é o que conduz ações à longo prazo.
Quando tratamos de retorno de investimentos, a cultura data-driven também beneficia e aperfeiçoa esse tipo de ação. Afinal, com alvos conhecidos e previsibilidade de vendas, não se perde dinheiro e tempo em algo que não dará resultado. Garantindo, assim, maior assertividade. Daí é que nasce, inclusive, o famoso Marketing Preditivo.
Fornecer os dados para seus colaboradores é uma excelente estratégia para assegurar autonomia para cada um deles, pois se trata de uma questão de interpretação das informações coletadas. Esse modelo de gestão data-driven também aumenta o potencial da equipe como um todo.
Se interessou pela transformação que as organizações data-driven estão conquistando? Adote essa nova cultura e veja seu negócio crescer com um time independente. Conheça aqui as possíveis soluções de Data Analytics para aumentar a performance da sua empresa.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.