Certamente você já deve ter ouvido esta frase: “para vencer qualquer batalha, é necessário conhecer a si mesmo e ao inimigo.”
Pois bem, esta é uma frase muito conhecida e citada no livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu. Se você for pensar no mundo dos negócios, isso não é diferente quando se trata de conhecer bem o mercado e a sua própria empresa para atingir os objetivos almejados e se destacar em seu segmento.
Você já parou para pensar que o que Data Driven Marketing pode ser a solução perfeita para isso?
Pois bem, é através da estratégia do marketing orientado a dados que você consegue extrair esse conhecimento, ou seja, analisar toda informação que sua empresa detém para criar soluções cada vez mais inteligentes de negócios.
Podemos afirmar que o Data Driven Marketing é, de longe, uma das maneiras mais eficazes de criar soluções inteligentes de mercado e trazer retornos significativos nas estratégias de marketing.
Quer entender mais sobre o assunto e saber como você pode potencializar a estratégia do plano de marketing da sua empresa, e obviamente, suas vendas? Então confira os próximos capítulos deste post!
Data Driven Marketing, traduzido do inglês significa marketing orientado a dados, ou seja, é saber tomar decisões estratégicas e assertivas para obter insights com base nos dados coletados e gerados por mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes usados por pessoas do mundo inteiro.
Isso quer dizer que as decisões e ações são baseadas em números e dados, e não em “achismos”. O data-driven marketing vem para direcionar suas ações de marketing por dados, simples assim.
O propósito do data driven marketing é otimizar estratégias e processos de marketing, possibilitando que as empresas descubram tendências e acompanhem mudanças no comportamento dos seus consumidores, por meio de uma tecnologia que utiliza inteligência artificial, machine learning e cloud computing.
Graças à tecnologia moderna, onde podemos analisar interações, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online, que as empresas se tornaram capaz de conhecer e compreender seus consumidores como nunca antes na história.
Resumidamente, o conceito de Data Driven Marketing se baseia em uma forma inteligente coletar, analisar e organizar os dados para utilizá-los em uma estratégia que faça parte de um plano de marketing que traga resultados para o seu negócio.
De acordo com o executivo Mark Flaherty, os dados são o recurso de marketing mais valioso que existe. Segundo ele, não há dúvidas de que a evolução mais importante na história do marketing está sendo a habilidade de entender quais dados você tem, quais dados você pode ter, como organizá-los e, por fim, como ativar de fato esses dados.
O primeiro passo antes de coletar todos os dados disponíveis é saber o que você busca e qual o objetivo da sua busca.
O passo seguinte, antes de se conectar com qualquer ferramenta específica, é saber que a abordagem data-driven trata-se de uma forma científica em administrar melhor suas ações, isto é, saber medir, comparar, e só então decidir com base nos dados coletados.
Através de um controle eficiente das suas vendas e dos perfis de seus compradores, você pode começar a entender melhor, de uma maneira simples e efetiva, sobre quem de fato se relaciona com sua empresa.
Se você souber quais produtos/serviços seus clientes tendem a comprar, se são mais caros ou mais baratos, este simples dado já é um grande passo para você entender o que seu plano de marketing pode considerar daí pra frente.
A coleta de dados pode ser feita de inúmeras formas:
Existem ferramentas de CRM (Costumer Relationship Management) que podem te ajudar a gerir esse tipo de informação internamente, coletando dados de clientes e disparando mensagens automáticas, por exemplo.
Se esses dados sozinhos já são de grande valia, imagine se forem usados junto às informações externas, por meio de infraestruturas tecnológicas especializadas em utilizar algoritmos que cruzam e processam grandes volumes de dados?
Pode ter certeza que esses dados irão gerar análises valiosas para a empresa, desde que sejam bem utilizados, é claro.
De fato existem centenas e milhares de dados disponíveis na rede, ao alcance da sua empresa, e que é muito fácil se perder em meio a tanta informação sobre seu público-alvo.
Portanto, é essencial utilizar os dados certos para que eles sejam aproveitados de maneira eficiente e possibilite aplicar a inteligência necessária no seu plano de marketing.
Uma regra básica relevante de ser ressaltada aqui ao analisar dados: comece de uma visão macro para chegar no micro. Olhe os dados maiores e vá se aprofundando até encontrar o ponto de melhoria necessário para alavancar seus resultados.
Podemos resumir que, em sua essência, data-driven marketing funciona basicamente em quatro etapas:
Um processo de data driven marketing de qualidade é aquele que garante um bom processo de mensuração.
E saber mensurar permite que a equipe de marketing alavanque dados para criar campanhas personalizadas de acordo com a jornada do cliente ideal, o que naturalmente leva a resultados melhores.
A partir da coleta e análise das métricas certas, sua equipe de marketing também poderá focar em comportamentos mais específicos dos consumidores, como por exemplo: onde e quando eles utilizam as redes sociais, quais tipos de conteúdos eles interagem e consomem, e por aí em diante.
Saber usar essas informações irá fazer com que você tenha certeza de que seu produto ou serviço tem grandes chances de alcançá-los. Sem contar também que muitas equipes de alta performance estão utilizando todos estes dados a seu favor, otimizando seu trabalho diáriariamente.
Você já deve ter percebido até aqui que o data-driven marketing pode, de fato, beneficiar e muito as estratégias de marketing do seu negócio, não é verdade?
Nós reunimos as principais vantagens ao adotar o marketing orientado a dados na cultura do seu negócio:
Conseguir provar com precisão o rendimento do ROI de marketing é, sem dúvida, um dos maiores desafios das equipes de marketing de uma empresa.
Por essa razão, é fundamental adotar ações data-driven para:
Não é de se espantar que empresas do mundo todo estejam aderindo cada vez mais ao marketing data-driven, uma vez que essa abordagem é essencial para prosperar negócios, sejam eles pequenos ou grandes, diante de um mercado acelerado e em constante mudança.
Saber compreender situações por meio da análise de dados permitirá que a empresa trace estratégias mais sofisticadas e eficientes, tomando melhores decisões e gerenciando seus recursos de acordo com as crescentes necessidades de seus consumidores.
Se você deseja que seu plano e ações de marketing tenham sucesso, é fundamental consultar os dados em primeiro lugar, porque eles te ajudarão a executar campanhas mais qualificadas, e acima de tudo, prever de forma mais assertiva o comportamento de potenciais clientes.
Quando você sabe o que clientes desejam, necessitam e como eles se comportam, cada nova campanha poderá ser mais eficiente do que a anterior, possibilitando atrair novos clientes e fidelizar os que você já tem.
Já deu para notar que vale mesmo a pena adotar o data-driven marketing para aprimorar a divulgação dos seus produtos ou serviços, não é verdade?
Afinal, nesse mundo repleto de dados e informações, saber fazer uma curadoria na captação dos dados em função do objetivo do seu negócio é, de fato, uma grande habilidade para abrir novos caminhos e estratégias de sucesso daqui pra frente.
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Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.