Aqui no blog abordamos as mudanças nas dinâmicas de atividade promocional durante a pandemia, onde destrinchamos como as ações digitais estão ganhando espaço no momento em que não é recomendado manter o contato presencial.
Nesse momento de adaptação, o mais importante é manter as atividades dos times de efetividade comercial, para não haver grandes perdas quando pensamos em performance de visitação médica. Afinal, em um tempo em que todos os setores da indústria precisam se renovar para manter as atividades, a indústria farmacêutica deve passar a olhar para os canais digitais como um forte aliado na comunicação com seu painel.
Pensando assim, o primeiro passo seria compreender o seu painel de médicos, conseguir classificar e segmentar esses indivíduos para desenvolver planos de ação para os diferentes perfis de médicos que compõem a sua base.
Buscar informações que enriqueçam o perfil dos médicos é um trabalho que facilita o desenho de segmentações e traz a possibilidade de classificar o painel de médicos em clusters distintos, seja por perfil ou nível de proximidade com a marca.
Os médicos pertencentes a cada grupo podem ser distribuídos por diversas características, desde grau de influência, levando em consideração se ele é um líder de opinião (KoL, como conhecido pela indústria) ou um potencial líder de opinião, características acadêmicas, se foi ou é professor atualmente e se possui publicações acadêmicas, e também o perfil empresário, se possui participação em clínicas ou hospitais. Lembrando, que o objetivo aqui é compreender o comportamento desse médico para poder alcançá-lo da melhor forma possível, com os melhores conteúdos e canais mais propícios.
O objetivo de desenhar segmentações e estabelecer um plano de comunicação para cada uma delas e fazer com que a maior quantidade possível de médicos do seu painel se identifiquem e estabeleçam um melhor relacionamento com a farmacêutica, e consequentemente, aumentem a prescrição do seu produto.
Desenvolver uma segmentação do seu painel de médicos permite aumentar a efetividade nas interações junto ao painel médico já que cria condições para um tratamento diferenciado para cada grupo de médicos em função do posicionamento dos mesmos em cada estágio.
A estruturação de estratégias de comunicação com o painel médico exige não só um painel rico em informações, aqui é preciso conseguir cruzar dados de comportamento, por exemplo, com atuação acadêmica e claro dados de contato.
Para conseguir montar clusters de interesse, seja por área de atuação ou mídia digital mais utilizada, é preciso ter uma atualização constante do painel, isso permitirá você a entender os elementos que compõem o perfil dos médicos que estão na sua base. Essas variáveis enriquecem sua visualização e permite traçar estratégias mais assertivas. Tudo isso faz com que aumente a geração de demanda e a prescrição do seu medicamento.
Pensando então nas mudanças do mercado, é necessário uma avaliação estratégica e adição de novos sistemas de abordagem.
1. Estratégia de marketing: altere os tipos de mensagens que você usa e os canais que você escolhe para se comunicar com seus clientes.
2. Tecnologia: aproveite a tecnologia que facilita a interação pessoa a pessoa sem contato pessoal.
O surto está afetando diferentes profissionais de saúde de maneira diferente, e é importante entender as diferentes pressões e barreiras que existem para cada tipo de especialidade. Alguns, como imunologistas, por exemplo, são diretamente afetados, pois tratam o COVID-19. Oncologistas não tratam diretamente, mas seus pacientes estão em alta risco de contrair a doença. Psiquiatras e até mesmo primários prestadores de cuidados de saúde verão um fluxo de pânico e seus pacientes lutando para lidar com o caos e a incerteza.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.