A Indústria Farmacêutica é uma vertente do mercado que apresenta grandes desafios. Se você trabalha, ou já trabalhou com uma farma, sabe que por comercializarem produtos regulados, os procedimentos de promoção e propaganda têm uma lógica diferente das práticas comuns.
Os profissionais da saúde são peças-chave para a estratégia comercial e o marketing de relacionamento a ser construído entre a marca, os propagandistas que a representam e esses profissionais é essencial para fidelizá-los e aumentar a geração de prescrições e consequentemente demanda.
Com as mudanças tecnológicas e as novas possibilidades para explorar o Painel de Médicos, é possível buscar novas estratégias para alcançar o grande volume de profissionais sem contar apenas com o processo de visitas.
Deixar de investir no relacionamento médico traz grandes perdas para os laboratórios, afinal, eles são o canal principal de escoamento dos medicamentos. Pensando nisso, é necessário buscar ações alternativas para otimizar o contato com o quadro de profissionais e manter seu produto uma opção sempre presente.
Com objetivo de melhorar a efetividade da força de vendas e estimular as vendas, é interessante buscar um programa de relacionamento que ajude as ações diretas dos propagandistas.
Avaliações do seu painel de médico são necessárias para entender quem são esses médicos e como podemos alcançá-lo melhor.
Alguns detalhes como os conteúdos consumidos por esse médico, ou seu relacionamento com a marca, que pode ser medido através de um Score de Prescrição, são oportunidades únicas de direcionar as ações para determinado profissional.
Um outro exemplo interessante é levantar o nível de influência desse profissional. Profissionais de saúde formadores de opinião são um perfil a parte para explorar, os KOLs (Key Opinion Leader). Entender os perfis de médicos do seu painel permite escolher modelos de comunicação são válidos para se relacionar com cada um deles. Vale lembrar que em todos os casos o importante manter um contato constante, optar por modelos de comunicação e que gerem volume ao negócio é o que torna a sua marca e medicamento uma opção a ser sempre considerada.
Uma farmacêutica que atua com várias especificidades tem o desafio de avaliar e adaptar suas estratégias para atingir seu público-alvo para fortalecer o relacionamento e tornar o marketing para promoção médica mais eficiente.
A Refinaria entende a importância de focar esforços na construção de uma estratégia própria para o segmento farmacêutico e sabemos que a capacitação da força de vendas é um dos caminhos mais importantes.
Pensando nisso desenvolvemos uma plataforma que ajuda a identificar os perfis de médicos, avaliar cada indivíduo e a partir disso conseguir desenvolver estratégias específicas que melhorem os resultados. Para saber mais sobre nossas soluções para a Indústria Faramacêutica clique aqui.
Com texto inspirado na legislação europeia (GDPR), em 14 de agosto de 2018, foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei nº 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela consolida princípios e normas esparsas e introduz inovações, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
Muitas questões têm sido levantadas sobre como a LGPD irá interferir nos modelos de análise e coleta de dados, a coleta de dados de pacientes passou a ser regulada a partir da necessidade do consentimento.
É importante saber que os dados de médicos dos quais tratamos aqui são públicos, além de configurar, de acordo com a lei, os dados podem ser tratados para determinados propósitos e sem que seja possível a utilização dos dados posteriormente para outra aplicação.
A edição de salvaguardas para a coleta e leitura desses dados na indústria farmacêutica é o reconhecimento do “legítimo interesse” para o setor (artigo 10), que regula as ações tomadas a partir dessas análises.
O modo como os dados são utilizados traz o diferencial de um negócio na área da saúde. A utilização dos dados como fonte de diferenciação de mercado, como forma de ganhar destaque. Assim, estabeleça políticas de boas práticas e de governança que possibilitem à sua empresa a utilização do melhor que os dados podem oferecer.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.