Crise da imagem do Brasil no exterior é amplamente relacionada a gestão Bolsonaro, a pandemia e Amazônia, menções positivas ainda se concentram em referência a mulheres, churrasco e carnaval.
Levantamento da Refinaria de Dados analisou postagens de mais 600 mil usuários nos últimos 3 meses.
A pesquisa feita pela Refinaria de Dados, que contemplou dados do período 14 de Maio de 2020 a 16 de Agosto de 2020, buscou analisar a polaridade de publicações relativas ao Brasil feitas por usuários fora do país, durante a pandemia e entender como os usuários no exterior estavam se posicionando com relação ao país nos últimos 3 meses. Vale lembrar que nessa análise consideramos apenas postagens em inglês, menções em outros idiomas não foram avaliadas.
Durante o período observado, 654 mil usuários postaram sobre o assunto nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin), a maioria (36%) sendo menções negativas enquanto apenas 28% foram identificadas como positivas.
Ao avaliar o conteúdo e keywords relacionadas mais utilizadas nas postagens, encontramos em primeiro lugar a palavra ‘travel’ (viagem), mencionada por 32% desses usuários, seguida de ‘covid’ (31%), ‘bolsonaro’ (29%), ‘news’ (notícias) (28%), ‘girl’ (garota/mulher) (28%), ‘pandemic’ (pandemia) (27%), ‘president’ (presidente) (27%). Outros termos relacionados à imagem do país chamam a atenção, ‘futebol’, ‘rio’, ‘carnaval’, ‘neymar’ e ‘mulheres’ ainda são amplamente relacionados à imagem do país no exterior.
Buscando entender um pouco mais sobre o sentimento dos usuários em relação a cada um desses termos, analisamos as polaridades das menções para as palavras relacionadas, que nos mostra que os usuários encontraram pontos negativos para a situação do país durante a pandemia, a presidencia, e as queimadas na amazônia como vemos em destaque com polaridades negativas menções a ‘pandemic’ (73%), ‘covid’ (72%), ‘coronavirus’ (62%), ‘fire’ (34%), ‘bolsonaro’ (32%), ‘president’ (32%).
Em contraponto, com maior percentual de menções positivas encontramos palavras como mulher (78%), seguidas de ‘butlift’ (73%), ‘bbq’ (churrasco) (69%), ‘girl’ (garota) (67%), carnaval (62%), ‘bikini’ (61%), praia (53%), jiujitsu (44%), entre outros. Vale lembrar que quando olhamos para as menções sobre mulheres e garotas os termos ainda são atrelados à pornografia ou assuntos relacionados.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.