Dados são o novo petróleo: essa é uma frase que se popularizou nos últimos tempos, afinal, já usamos dados para quase tudo, é um dos ativos mais importantes da atualidade. Mas sabemos que as informações nos trazem mais valor e possibilidades que o próprio petróleo. Se você conhece a Refinaria sabe que os dados são utilizados em estratégias de Recursos Humanos, Marketing e Vendas, na Indústria Farmacêutica, e várias outras áreas.
Nos últimos anos, com o crescente uso de dados pessoais, vimos a preocupação das pessoas aumentar, especialmente após o famoso caso Cambridge Analítica. Com constantes vazamentos de grandes empresas e todas as políticas de privacidade que precisamos assinar para acessar conteúdos, baixar aplicativos, comprar serviços e com o empoderamento do usuário, que ocorrerá a partir da sanção da LGPD, vemos um novo panorama na coleta e tratamento dos dados.
Ao nosso ver, a análise de dados é um processo benéfico tanto para a empresa quanto para o usuário, afinal, ambos se beneficiam das soluções desenhadas a partir da customização de serviços e ofertas. Porém, atualmente vemos um certo desbalanço nessa relação, de forma que hoje empresas compram e vendem dados de indivíduos sem possuir um aval para isso, afinal o dado pertence ao indivíduo e não a quem ele deu ou não acesso.
O que torna os dados tão valioso? Como você viu no nosso último post milhares de dados são gerados a cada minuto e a partir destes inúmeros insights podem ser gerados.
As equipes, agências e anunciantes de marketing usam dados para aprender mais sobre as preferências de seu público, permitindo que eles criem anúncios e conteúdo on-line que agrada de maneira mais aos usuários.
Quando os profissionais de marketing sabem mais sobre seus clientes, sabem melhor como atender às suas necessidades, resultando em uma clientela mais satisfeita e em melhores números de vendas para suas empresas.
As empresas também podem usar dados para rastrear o desempenho de seus produtos e serviços. Eles podem ver o que está funcionando bem e o que não está e tirar proveito das informações sobre as necessidades de seus clientes.
Com base em insights derivados de dados, uma empresa pode decidir parar de financiar uma oferta impopular e se concentrar nas opções que os clientes preferem. Eles também podem decidir revisar seu produto ou estratégia para melhor atender às necessidades do cliente.
Por meio de análises inteligentes, as empresas podem ir além dos números de vendas para obter informações sobre as motivações e preferências pessoais das pessoas. Isso permite desenvolver uma comunicação personalizada para diferentes, a fim de melhorar a experiência de seus clientes e criar uma conexão mais pessoal com eles.
As pessoas já têm ciência de que as empresas coletam seus dados e entendem que seus dados têm valor e ao mesmo tempo que sabem que o uso deles pode trazer vantagens. Sabemos então que dados pessoais são relevantes para promover uma série de avanços como melhora de serviços e produtos, bem como do processo de marketing em si, afinal quem não quer receber exatamente o que precisa na hora necessária?
Com o inicio do vigor da LGPD e a obrigatoriedade do consentimento bem como de fazer um uso consciente dos dados vimos a oportunidade de trazer para o usuário um maior poder de escolha, afinal se alguém está lucrando com a venda das suas informações é melhor que esse alguém seja você, certo?
Em tempos de dúvidas sobre o valor dos dados pessoais, veículos como o TiInside e o Meio e Mensagem já chegaram a questionar sobre o futuro da comercialização de dados, mas até hoje, no Brasil, não havia uma resposta exata para isso, afinal, se eu quero vender meus dados o que devo fazer?
Com a eminencia da Lei Geral de Proteção de Dados e em tempos de exploração de dados pessoais, mapeamos a necessidade de ter um controle maior e confiança em como os dados pessoais são utilizados, afinal, hoje não sabemos quem acessa nossos dados, não há um controle por parte do usuário e não há confiança, se eu não sei como meus dados serão usados, porque vou compartilhar?
Embora muito se fale sobre compra e venda de informações e as infinitas possibilidades de explorar esses dados, muita gente ainda não entende o valor desses elementos, pensando nisso criamos uma calculadora para você testar.
A resposta sobre o valor vai depender da sua vida pessoal e dos dados que você está disposto a vender, lembrando que na nossa simulação consideramos uma média entre as variações dos dados.
]Ao acessar nossa calculadora você pode ativar quais informações sobre o que você gostaria de compartilhar dentro de cada categoria (perfil, relacionamento, educação, cultura, comportamento digital…) existem vários tipos de informação que podem – ou não – ser monetizadas, tudo depende de você!
Nossa calculadora foi criada para mostrar para as pessoas que você e seu comportamento geram valor para as empresas e que isso pode ser convertido em benefícios para ele, não apenas ao gerar dinheiro, mas ao contribuir para desenvolver produtos e ofertas que façam sentido para ele.
Como você se sente tendo mais controle dos seus dados? Conte para gente, queremos saber!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.