Quando o assunto é RH, a busca por diferentes formas de aumentar o rendimento da equipe, encontrar novos talentos e diminuir gastos desnecessários é uma prática comum.
Mas você sabia que hoje existem maneiras mais eficientes de executar essas tarefas com a ajuda da tecnologia? Na questão do recrutamento, por exemplo, o uso de dados, people analytics e a variedade de estratégias baseadas nesses conceitos se tornaram uma nova referência para o setor de RH.
Nesse artigo você vai aprender como o Big Data e o Analytics estão transformando o processo de recrutamento e abrindo possibilidades estratégicas cada vez mais inovadoras.
Cunhado em 1997 em um relatório da NASA, o termo Big Data é utilizado para definir grande volume de dados coletados de fontes variadas.
Sem a conectividade, velocidade e capacidade de armazenamento dos tempos atuais, não era possível trabalhar esse gigantesco volume de dados de uma maneira técnica e organizada, mas esse quadro mudou.
Hoje as grandes empresas utilizam essa expansiva quantidade de informações para aprender mais sobre si mesmas e seu público, implementando estratégias completamente estruturadas em torno da análise dos dados contidos na massa do Big Data.
As aplicações modernas aliadas a evolução da tecnologia computacional, serviram para criar conceitos ainda mais segmentados como o People Analytics destinado ao RH.
O termo People Analytics pode ser traduzido ao pé da letra como análise de pessoas, mas o que realmente importa é o foco dessa análise e como ela pode te ajudar a gerir os projetos do RH.
O poder de refinar dados demográficos e comportamentais é uma proposta atrativa para a gestão de pessoas. É por isso que o People Analytics é considerado uma prioridade urgente por 71% das empresas, de acordo com uma pesquisa da Delloite realizada em 2018.
Um exemplo bem conhecido é de quando a Xerox contratou uma empresa de análise de dados e acabou descobrindo que funcionários que fazem parte de até 4 redes sociais possuem menor tendência de deixar o emprego.
Levando em consideração que cada funcionário tem um custo de treinamento estimado em 5000 dólares, a rotatividade será menor, resultando em menos gastos em um panorama geral. O valor desse tipo de informação dentro de um processo de seleção é inestimável.
Só esse case de sucesso já deve ser o suficiente para mostrar a importância da aplicação da ciência dos dados no recrutamento, mas se isso ainda não é o suficiente, confira mais algumas possibilidades que podem mudar sua forma de pensar a sua gestão de pessoas.
Com ajuda do Big Data e da inteligência artificial, já é possível encontrar talentos que atendem as exatas necessidades da empresa, sejam elas técnicas ou até mesmo em relação a personalidade e valores do ambiente de trabalho.
Companhias como LinkedIn e Glassdoor são apenas algumas que investem pesado para oferecer soluções de recrutamento que variam em complexidade, mas possuem uma coisa em comum: dados que podem expandir mentalidade estratégica do setor de RH.
Utilizando o People Analytics é possível olhar não apenas para as informações dos seus clientes finais, mas também para dentro da sua própria empresa, descobrir seus pontos fortes e fracos, e basear-se na confiabilidade dos dados para recrutar de maneira menos intuitiva e mais voltada para os resultados.
Com ajuda dessas soluções você garante um processo seletivo com os talentos que você precisa, com as experiências e habilidades que você procura para o momento.
E indo mais além: Imagina utilizar informações demográficas, de escolaridade, e experiência para descobrir porque os descobrir fatores em comum entre seus melhores vendedores? Ou que tal observar os fatores que contribuem para a queda do rendimento, ou até mesmo a saída dos funcionários?
Essas são apenas algumas possibilidades de implementar o uso de tecnologia no RH. E lembre-se: quando estamos falando de dados, o limite é a forma como você vai aplicá-los.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.