Hoje foi publicado no Valor Econômico a última pesquisa da Refinaria de Dados que avaliou postagens feitas entre os dias 19 de março e 4 de abril de 2020 a respeito de 103 companhias, instituições e marcas. As postagens, que obtiveram um alcance total de mais de 110 milhões de usuários, como pode ser visto abaixo, buscou compreender a repercussão das ações dessas empresas nas redes sociais.
Foram incluídas na pesquisa as empresas com maior valor de marca, segundo critério da Revista Exame, bem como companhias e instituições que tiveram destaque no noticiário da crise do coronavírus, os 200 maiores grupos econômicos brasileiros, segundo o jornal Valor, e as empresas ou marcas com maior recall segundo pesquisa do DataFolha.
Empresas que não obtiveram números expressivos em termos de postagens não foram contempladas no ranking apresentado abaixo. O levantamento abrangeu posts no Twitter, Facebook e Instagram. A pesquisa avaliou a possibilidade de identificar se os comentários eram positivos ou negativos. Quando essa identificação não era possível, o comentário não era qualificado e foi considerado neutro.
As dez que tiveram maior quantidade de postagens positivas são Magazine Luíza, Ambev, Netflx, iFood, USP, Burger King, Natura, Sky, Mercado Livre e Apple.
Em oito delas, Havan, Madero, B3, LATAM, Gol, Santander, Azul Linhas Aéreas e Prevent Senior, a quantidade de postagens negativas supera as positivas. Nas demais 94, os posts positivos superam os negativos.
A metodologia utilizada pela Refinaria de Dados para o estudo parte das mídias sociais das empresas, marcas e instituições, assim como dos seus nomes como palavra-chave para uma pesquisa mais abrangente. São localizados os usuários ativos (online) que seguem a empresa ou instituição e que se relacionaram com esta marca digitalmente durante o período de análise. Assim, foi possível gerar uma estimativa de alcance da marca.
Para entender o posicionamento dessas pessoas com relação a cada marca, a Refinaria faz uma “polarização” das reações dessas pessoas entre positiva e negativa, buscando entender como o público reagiu às publicações da mesma durante esse momento de crise.
Com uma tecnologia proprietária que faz o processamento de dados que o usuário torna público, a Refinaria localiza os nomes das marcas citadas e consegue entender, a partir de uma análise de sentença, se a pessoa está falando positiva ou negativamente de um assunto. Durante esse processo, nenhuma informação é armazenada, apenas quantificada.
Comentários que não contenham polaridade, ou seja, que não se encaixem em um formato dentro dos possíveis criados pelo banco de palavras-chave que a tecnologia utiliza para análise de sentimento, são considerados neutros.
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