O Brasil possui aproximadamente 500 mil médicos atuantes, e esse número vem crescendo a cada ano. Para compreender melhor o comportamento digital desses profissionais, a Refinaria de Dados elaborou uma pesquisa que reuniu uma amostra de 12% dessa base, totalizando 56.600 usuários.
A análise, publicada pelo Portal Saúde Business e pela Revista Medicina S/A, analisou perfis de médicos das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com especialização em diferentes áreas da Medicina, incluindo clínica geral, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, oftalmologia e anestesiologia. Considerando o total de usuários pesquisados, 61% são homens e 39% mulheres, sendo que a maioria reside no Estado de São Paulo (32%), seguido de Minas Gerais (12%), Rio Grande do Sul (11%) e Rio de Janeiro (8%).
A pesquisa identificou que os períodos de atividade digital mais intensa acontecem das 3h às 7h, 9h às 12h, 14h às 16h e 22h à 1h, e o conteúdo produzido pelos médicos é publicado principalmente nas redes sociais (37%) seguidos de Artigos Científicos (9%) e Livros (com 1%).
Para Rafael Zenorini, CEO da Refinaria de Dados, é fundamental conhecer esse público de perto. “Os médicos conectados constituem um público com atividade digital intensa. Compreender como eles se relacionam com ferramentas digitais é essencial para a indústria da saúde definir suas estratégias comunicação e de negócio”.
A Refinaria de Dados desenvolveu também rankings de preferência de aplicativos, liderado pelo Evernote (26%), WHO (24%) Genéricos BR (23%), Medscape (21%), Google Fit (18%). Sobre os canais digitais mais acessados, com destaque para o Portal Drauzio Varella, que ficou com 57% da preferência, como podemos ver no gráfico abaixo.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.