A modernização é um processo fundamental para a evolução dos serviços públicos no Brasil. Pensando em solucionar os problemas desse setor, diversas startups nacionais têm trabalhado em produtos e serviços que prometem ajudar o governo a melhorar a vida dos cidadãos.
É o caso das startups Linte, Refinaria de Dados e Mgov, que venceram nesta quarta-feira (6/12) o DemoDay da BrazilLAB. As empresas, que têm soluções voltadas para o poder público, apresentaram suas ideias para uma banca de nomes de destaque do empreendedorismo e governantes do estado de São Paulo.
Confira uma lista com as soluções criadas pelas vencedoras e também por empresas que se destacaram no evento:
A startup oferece ferramentas que reduzem o tempo e o dinheiro gastos na gestão de processos e contratos.
Com uma tecnologia de automação de documentos, a Linte pode ajudar as prefeituras a automatizar contratos, acelerar processos de licitações, ofícios e execuções fiscais. Os dados desses documentos ficam armazenados na nuvem, o que facilita consultas futuras.
Trata-se de uma solução de big data que usa a inteligência artificial para integrar sistemas de dados de qualquer natureza.
Com base na análise dos dados, a plataforma fornece insights que podem ajudar o gestor público a tomar decisões.
Essa tecnologia pode ser usada, por exemplo, como ferramenta para o combate da sonegação de impostos, otimização de recursos e aumentar a receita das prefeituras.
A startup disnobiliza redes Wi-Fi gratuitas em espaços públicos. Quando o usuário se conecta, aceita que a empresa colete, processe e analise seus rastros digitais.
Com essas informações, a Refinaria de Dados consegue definir o perfil, hábitos e gostos de usuários que frequentam determinadas regiões – isso tudo sem a necessidade de que o cidadão preencha formulários ou responda enquetes.
O objetivo da empresa é ajudar as pessoas a renegociar suas dívidas. A ferramenta encontra clientes no espaço digital e cria soluções para que eles possam renegociar e quitar seus débitos.
A solução pode ajudar o poder público a recolher tributos atrasados, por exemplo. Um dos diferenciais da empreas é um portal, que incentiva as pessoas a encontrar maneiras de gerar renda extra para quitar suas dívidas.
A empresa criou a ferramenta ImpactCom, que usa comunicação via SMS para aproximar o gestor público do cidadão.
A principal vantagem desse recurso é a possibilidade de alcançar uma parcela maior da população, já que nem todos as pessoas têm acessos a smartphones modernos com aplicativos.
Os clientes da Mgov também podem enviar avisos ao cidadão e pedir a opinião da população sobre temas de interesse público.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.