Você também acha que sua empresa poderá reduzir custos e faturar muito mais com uma loja virtual, vendendo online por 24 horas e 7 dias por semana, do que com uma loja física?
Muitas empresas entram no mundo do comércio virtual, abrindo a sua primeira loja virtual com a percepção de que tudo será mais fácil e menos custoso, pois seu site irá aparecer nos mecanismos de busca e o cliente simplesmente irá acessá-lo e efetuar a compra, simples assim.
De fato este objetivo é totalmente factível, porém é fundamental não só compreender o mecanismo do comércio virtual para o seu mercado em específico, como também estruturar um plano de marketing para e-commerce, visando eficiência, segurança e o aumento das vendas por meio da inteligência de dados.
Saiba que cada vez mais os dados apoiam e orientam tomadas de decisão, e o marketing do seu ecommerce deve se beneficiar e muito dessa estratégia.
Quer saber como? Então continue a leitura para descobrir como os dados podem ajudar a sua loja virtual a vender cada vez mais!
Loja Virtual, ou e-commerce, é uma poderosa ferramenta que nasceu com a finalidade de promover negociações de compra e venda de produtos ou serviços através da internet.
É por meio dessa plataforma que o comprador adquire produtos e serviços de uma determinada empresa, desde que seja oferecido total segurança e praticidade ao usuário.
Algumas características de uma loja virtual são: presença de um carrinho de compras, gerenciamento das compras, diversas formas de pagamento, integração com sistema de frete e rastreio, dentre outras.
Em outras palavras, uma loja virtual eficiente não é apenas um meio de compra e venda, mas sim um ambiente que garanta a proteção dos dados e que estabeleça a relação de confiança entre o cliente e a loja.
Para que uma loja virtual dê certo em todos os sentidos, é fundamental realizar um plano de marketing que vai servir de guia para responder questões essenciais, como os objetivos que você quer alcançar, as características do seu negócio, os recursos que você precisará para atingir esses objetivos, definir as estratégias para atrair e manter clientes, e entre outros pontos fundamentais.
Agora você vai conferir os principais passos que você deve levar em conta na hora de desenvolver o plano de marketing para o e-commerce do seu negócio. Vamos lá?
Nenhum resultado é conquistado sem a definição dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Portanto, o primeiro passo é identificar as metas, de modo que sejam específicas e mensuráveis ao longo de todo o processo, e determinar um prazo máximo para sua realização. Veja o exemplo abaixo:
Após a definição das metas, chegou a hora de estudar profundamente o seu negócio e o mercado no qual ele está inserido, pois isso permitirá que você conheça as principais características, desafios e oportunidades do seu ambiente externo e interno.
Quando nos referimos às estratégias de publicidade e divulgação, é fundamental levar em consideração os seguintes fatores:
É importante entender também como essas diferentes táticas impactam seu plano de marketing, veja a seguir:
As redes sociais permitem uma interação mais dinâmica com o público, aumento da audiência, promovendo e fortalecendo a comunicação com a marca.
Segundo o Facebook, “92 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses – o que corresponde a 45% de toda a população brasileira”.
Em outras palavras, a rede social é a mais utilizada no país e ainda somamos grandes quantidades de audiência com Instagram, LinkedIn, Google+, Twitter e outras.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais fortes e consistentes de marketing, que visa atrair o interesse das pessoas por meio de conteúdos relevantes para que elas entrem no seu funil de vendas por conta própria.
Portanto, é muito importante oferecer conteúdo atualizado e que busque solucionar um problema para seu público.
Uma ótima opção para dissertar sobre tópicos de interesse do seu público para atrair mais visitantes para sua loja virtual é através do blog corporativo.
Otimizar o SEO é dar relevância e qualidade ao seu conteúdo, começando pela descrição dos produtos, categorias, páginas e postagens, com objetivo de ranquear o seu site nas primeiras posições de buscas orgânicas do Google.
“Cerca de 70% dos usuários de internet clicam em links resultados de busca orgânica, em vez de anúncios pagos. Esse dado deixa claro que o SEO tem muita importância para o bom posicionamento de uma companhia, produto ou serviço na internet.”
É imprescindível optar por modelos de sites que permitam praticidade na manutenção, layout moderno e personalizado, qualidade da experiência dos seus compradores, design e comunicação visual eficaz dos seus produtos, garantia de proteção e segurança para criptografar todas as informações confidenciais.
Depois de divergir nas pesquisas e convergir no desenvolvimento do plano de marketing para a sua loja virtual, chegou a hora de realizar mais uma etapa fundamental no processo: analisar constantemente o resultado das ações realizadas para ter controle e saber qual o momento certo para tomada de decisões corretivas, se necessário.
E uma análise eficiente de desempenho se faz através do uso inteligente de dados.
Saber administrar um e-commerce e garantir seu sucesso realmente não é uma tarefa simples. Para alguns negócios, pode ser ainda mais desafiador, principalmente quando nos referimos à alta competitividade no mundo digital.
Diante deste cenário, nunca se falou tanto nos benefícios que o data driven marketing pode trazer para o crescimento de um e-commerce, melhorando o relacionamento e o engajamento com os consumidores por meio da coleta, organização e acompanhamento de dados relevantes.
Não por acaso, um estudo da Forrester Consulting apontou que 90% das empresas devem usar insights orientados por dados até 2020.
Bem, já deu para notar que adotar uma cultura de dados deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade para qualquer negócio que pretenda se tornar ou continuar a ser relevante para seus consumidores.
O data driven marketing, ou marketing orientado por dados, tem a finalidade de focar a atenção no consumidor e em suas demandas, e como você pode entregar o que ele deseja: a melhor experiência possível.
Desta forma, as equipes de marketing estudam e analisam os dados gerados pela empresa, pelo público e pelo mercado, com objetivo de obter os principais insights para serem transformados nas melhores decisões para o negócio.
Os dados uma vez analisados, são usados para criar ações de comunicação mais personalizadas que podem ser monitoradas, medidas e avaliadas.
Basicamente, o data driven marketing permite a coleta de dados sobre todos os aspectos do envolvimento dos seus clientes, de informações demográficas até interações mais pessoais em blogs, mídias sociais, sites, campanhas de email marketing e entre outras formas.
É através dessa mensuração que você entende, de fato, quem são, onde estão, quando, como e por quê seus consumidores interagem com suas ações e campanhas. E é o que impulsiona seu e-commerce a ser bem-sucedido, com altos índices de venda.
De acordo com um estudo da Forbes:
O data driven marketing possibilita que a sua loja virtual crie as mensagens certas para a audiência certa e no tempo certo.
Isso porque é imprescindível ter o entendimento profundo sobre o perfil dos consumidores para criar campanhas customizadas e se conectar com o público de uma forma mais interessante do que por meio de abordagens genéricas.
As campanhas do data driven marketing permitem que você observe seu cliente através de uma lupa, enxergando-o mais de perto.
Ao invés de desperdiçar tempo e esforços em experiências genéricas, você passa mais tempo melhorando aspectos específicos que são essenciais para o seu público.
Quando você tem conhecimento do seu público, suas ações se tornam mais adequadas para o seu mercado específico.
O data driven marketing contribui na redução de falhas e objeções ao fornecer o que o cliente realmente deseja, da forma que ele quer, onde e quando for mais conveniente para ele. Em outras palavras, você entende e respeita a tomada de decisão do seu cliente.
Com o uso de algoritmos e machine learning, os profissionais de marketing podem aperfeiçoar o planejamento, uso e compra de mídia, sem precisar mais ficar “adivinhando” onde o público quer receber o seu conteúdo.
As campanhas se tornam mais eficientes porque são mais focadas no que o seu consumidor espera e gosta. Você pode identificar qual conteúdo efetivamente ajuda a mover os consumidores ao longo da sua jornada de compra e, assim, otimizar suas campanhas de acordo com os dados. Além disso, é possível chegar a taxas de conversão melhores e a um ROI mais alto.
Com as informações valiosas conquistadas pelo data driven marketing, torna-se mais prático identificar os melhores locais para vender mais, além de perceber quais segmentos do seu público seriam beneficiados com campanhas especiais.
Essas ações especiais e segmentadas são criadas a partir do seu conhecimento profundo à respeito das preferências e dos produtos que seus clientes mais gostam, tornando assim as vendas muito mais assertivas.
Com o data driven marketing, sua empresa consegue verificar o perfil do seu público e, conhecendo-o bem, pode entregar a mensagem certa, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra, no momento em que ele precisa e no canal em que está.
A recompensa será a fidelidade dos clientes e mais vendas, ou seja, mais relevância e melhores resultados para o seu comércio eletrônico.
Agora que você sabe como o data driven marketing torna as decisões mais viáveis e as ações mais assertivas por meio da mensuração de dados, que tal obter resultados melhores e aumentar as vendas do seu e-commerce agora mesmo?
Você pode entrar em contato agora mesmo com a nossa equipe através deste link. Será um prazer te ajudar nisso!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.