Desde o surgimento da internet cada movimento que uma pessoa faz online. Seja um clique, uma inscrição em um site, um compartilhamento em rede social, gera uma trilha de dados que nos revelam o comportamento, hábitos e gostos.
O acesso aos dados permite que as organizações transformem completamente seu panorama, porém nossa relação com os dados ainda pode ser considerada imatura.
Poucas pessoas possuem capacidade analítica para gerar insights a partir do processamento de dados, embora já existam ferramentas capazes de coletar e processar grandes quantidades de dados, mas quantos dados nós produzimos efetivamente?
Anualmente, a DOMO lança o estudo Data Never Sleeps, que reúne informações sobre a produção de dados por minuto. Em Janeiro de 2019, a internet já alcançava 56,1% da população mundial, o que revela um aumento de 9% comparado ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, em 2019 teremos uma quantidade significantemente maior sendo produzida que em 2018.
Segundo o estudo, até 2020 haverão mais bytes de dados do que estrelas no universo. Dados são importantes não apenas por medir o progresso das ações, mas também o acompanhamento dessas.
Sejam ações de marketing, vendas, processos internos como recursos humanos, entre outras, dados permitem mapear mudanças efetivas ou programar intervenções para ampliar ações que já deram certo para largas escalas. Ainda a partir da análise de dados é possível quantificar as falhas e a magnitude de ‘erros’ persistentes, identificando as falhas nos processos e entendendo onde deve-se melhorar.
Vale lembrar que o termo análise de dados é bem abrangente. Hoje, como temos uma presença digital intensa é possível puxar dados de diversas fontes, e tudo depende do que você quer analisar.
O processo não se trata apenas de coletar os dados em si e não é sobre a análise, mas sobre o que ela possibilita: os insights e a análise das informações nos dá autonomia para tomar decisões mais assertivas com maior frequência.
Em várias situações vemos empresas que já coletam dados mas não tem processos de inteligência analítica implantados, já em outros casos existem lacunas nos dados disponíveis, o que dificulta conseguir leituras que podem transformar os processos.
Olhar para os dados nos ajuda a otimizar o que fazemos, tornando os processos que já existem mais fáceis.
Hoje, na Refinaria, trabalhamos com soluções distintas que são especialmente desenhadas para cada área. Desde Recursos Humanos (para auxiliar em processos de contração), Marketing e Vendas (acompanhamento de marcas e análise de público-alvo para identificação de propensão de compra), Indústria Farmacêutica (para melhorar o escoamento de medicamentos e otimizar a ativação do painel de médicos).
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Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.