Levantamento da Refinaria de Dados analisou postagens de mais de 386 mil usuários nas principais redes sociais
A pesquisa feita pela Refinaria de Dados, que contemplou dados do período 17 de Setembro de 2020 até 24 de Setembro de 2020, buscou analisar a polaridade de publicações relativas ao programa de trainee anunciado pela Magalu na última sexta-feira (18/09). Nosso levantamento, mencionado na reportagem do Estado de São Paulo no último domingo (27/09), foi feito em parceria com a Agência Fato Relevante e Fórum Brasil Diverso.
Durante o período observado, analisamos postagens de 386 mil usuários sobre o assunto nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin), a maioria (38%) sendo menções positivas, mas o percentual de menções negativas é alto, sendo 17% foram identificadas como negativas.
Ao avaliar o conteúdo e keywords relacionadas mais utilizadas nas postagens, encontramos em primeiro lugar a palavra programa, tendo sido mencionado em 17 mil publicações, seguida de ‘vaga’ (também com 17 mil menções), ‘trainee’, ‘ação’ e ‘minoria’ com 14 mil menções cada, ‘impacto’ ‘social’ seguem com 11 mil menções. Outros termos relacionados à rotina e equipamentos também foram mencionados, confira no gráfico abaixo:
Buscando entender um pouco mais sobre o sentimento dos usuários em relação a cada um desses termos, analisamos as polaridades das menções para as palavras relacionadas, que nos mostra que os usuários encontraram mais pontos positivos do que negativos na ação, para o novo programa de trainee, como vemos em destaque com polaridades positivas menções aos termos ‘negros’ (48%), ‘oportunidade’ (31%), ‘programa’, ‘emprego’, ‘movimento’, mudança todos com 29% de comentários positivos.
Em contraponto, com maior percentual de menções negativas encontramos palavras que remetem ao convívio diário e à rotina de trabalho na empresa, se destacam aqui ‘preconceito’ (38%), ‘marketing’ (28%), ‘quarentena’ (37%), ‘impacto’ (18%), ‘social’ (12%).
Quando observamos de perto outras palavras relacionadas aos termos mais mencionados, encontramos as seguintes palavras:
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.