Russomanno e Covas são os mais mencionados. Na internet, Boulos fica bem à frente de Márcio França
Na última semana a Refinaria de Dados lançou o report Relevância Digital dos Candidatos à Prefeitura de São Paulo, no qual mapeamos a relevância digital dos candidatos à prefeitura de São Paulo em busca de analisar seu alcance e a polaridade dos comentários feitos sobre essas figuras nas redes sociais, bem como uma análise do público digital de cada candidato.
O Report, que foi destaque na coluna da Mônica Bergamo na última semana foi atualizado, nessa nova leitura, contemplamos menções relativas à primeira semana de campanha, de 28/09/2020 a 04/10/2020, a leitura saiu em exclusividade no jornal O Globo ontem (07), confira a matéria de Cleide Carvalho.
Líder nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, o deputado Celso Russomanno (Republicanos) foi o candidato mais comentado nas redes sociais na primeira semana da campanha eleitoral. Levantamento feito entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro pela empresa Refinaria de Dados mostra que ele foi mencionado 718 mil vezes, com 24% de menções positivas e 19% negativas – as outras 57% são consideradas neutras.
Com 810.600 usuários únicos nas redes sociais, ele inicia a campanha com mais que o triplo de usuários do que o segundo colocado, o prefeito Bruno Covas (PSDB). Covas começa a campanha com 219.400 usuários únicos. Em número de menções, no entanto, está bem próximo a Russomanno: foi citado 705 mil vezes, com 26% comentários positivos e 21% negativos.
A Refinaria de Dados acompanha as plataformas Facebook, Instagram e Twitter e contabiliza os usuários únicos por perfis em redes sociais. Caso o perfil siga o candidato em diferentes redes, é contabilizado uma única vez. Perfis inativos ou com atividades automatizadas são excluídos, daí a diferença entre o número total de seguidores que aparecem nas páginas dos candidatos. O levantamento sobre o desempenho nas redes sociais na primeira semana de campanha foi feito a pedido do GLOBO. A primeira pesquisa sobre a relevância dos candidatos nas redes foi feita pela Refinaria entre os dias 7 de Agosto e 18 de Setembro de 2020 e serve como comparação. A empresa não conseguiu incluir os dados de Marina Helou, candidata da Rede, o que só deve acontecer daqui a uma semana.
Rafael Zenorini, cientista de dados e sócio fundador da Refinaria de Dados, afirma que a liderança de Russomanno nos comentários nas redes é reflexo dos resultados das pesquisas de intenção de voto, que o colocam em primeiro lugar.
– Estar em primeiro lugar nas pesquisas tradicionais colocam Russomanno em evidência e isso reverbera nas redes sociais. Outro ponto é a aproximação com o presidente Jair Bolsonaro, que tem forte presença nos canais digitais – diz Zenorini.
Em empate técnico com o candidato Márcio França (PSB) nas pesquisas de intenção de voto, Guilherme Boulos (PSOL) está bem acima do concorrente quando o tema é a presença nas redes sociais. Boulos aparece com 871.300 usuários únicos, contra 122 mil de França. Na primeira semana de campanha, seu nome foi mencionado 682 mil vezes. Os comentários positivos e negativos são bem próximos, 21% e 20% do total, respectivamente.
França foi mencionado 227 mil vezes – 22% de forma positiva e 13% negativa. Zenorini afirma que a movimentação nas redes chama atenção porque as menções negativas a França dobraram depois do início da campanha. No levantamento anterior, eram apenas 6% do total.
– Todos os candidatos ganharam mais visibilidade com o início da campanha e não detectamos um motivo específico para o aumento – diz Zenorini.
Apesar de ter apenas 2% nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PT, Jilmar Tatto, registrou o maior percentual de menções negativas
(22%) entre os candidatos acompanhados. O percentual ficou igual ao de menções positivas nas 34 mil vezes em que foi citado nas redes.
– Há um desconforto pelo PT manter a candidatura e não trabalhar para uma frente única de esquerda. O percentual de negativos é bastante elevado e reflete ao aumento de relevância do Boulos na campanha – explica o cientista de dados.
Entre a primeira pesquisa e o início da campanha, o candidato Arthur do Val (Patriotas) passou de 532 mil para 889 mil usuários únicos. Segundo a Refinaria de Dados, o aumento é decorrente da volta da página dele no Facebook, que estava desativada.
Joice Hasselmann (PSL) é a candidata com maior número de usuários únicos – 1,86 milhão – e foi mencionada 483 mil vezes na primeira semana de campanha. Zenorini lembra, porém, que como deputada federal e tendo se apresentado como oposição ao governo Bolsonaro ela ganhou destaque em todo o país. Seus seguidores, no entanto, estão espalhados pelo país.
– A presença dela nas redes sociais é nacional e o volume, apesar de grande, não se refletiu ainda na candidatura à prefeita, que é um movimento local, na cidade de São Paulo. As pesquisas de intenção de voto também mostram isso – diz Zenorini.
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