A indústria farmacêutica é bastante conhecida por ser inovadora. Novas tecnologias são constantemente inseridas nesse segmento fazendo com que os negócios sejam ampliados.
Apesar desse mercado estar sempre à frente, buscando soluções mais tecnológicas para a produção e desenvolvimento dos seus produtos, há um receio em relação à implantação da tecnologia com marketing nesta indústria.
Neste post, abordaremos a utilização de data driven marketing como estratégia para indústria farmacêutica e como o uso de dados é fundamental para a otimização dos processos nesse setor. Boa leitura!
O setor farmacêutico é um dos maiores mercados que existem na atualidade e chegou a faturar mundialmente um trilhão de dólares por ano. De acordo com uma lista feita pela IMS Health, com os países que mais crescem no setor farmacêutico, o Brasil vem se destacando.
A indústria farmacêutica brasileira em 2007 era o décimo maior mercado e em 2015 pulou para sétimo lugar. A previsão para 2020 é que o Brasil se torne o quinto maior mercado farmacêutico do mundo.
Mas, a verdade é que o setor farmacêutico tem grandes desafios na aplicação do marketing em seus negócios. Será que é possível criar uma estratégia de data driven marketing farmacêutico e passar uma mensagem de valor aos seus principais stakeholders?
Além disso, a aplicação do marketing de conteúdo na estratégia da indústria farmacêutica é um caminho interessante a ser seguido porque ele é mais amplo, ou seja, facilita a comunicação entre empresas, profissionais da área, pacientes. Dessa maneira, acaba abrindo um novo caminho para a comunicação entre todas as suas partes interessadas.
Uma dificuldade enfrentada pelo setor farmacêutico é a barreira em relação à uma enorme quantidade de regulações referente ao código de comunicação com clientes.
Não é fácil desenvolver uma estratégia de marketing na indústria farmacêutica considerando as suas dificuldades somadas aos próprios desafios dessa modalidade que é aplicar uma tática melhor do que a do concorrente, alinhar os objetivos ao negócio e ainda conquistar novos clientes.
O marketing de relacionamento é uma das melhoras formas que essa indústria encontra para criar laços e então gerenciar a sua relação junto dos seus stakeholders.
No Brasil, a indústria farmacêutica é o segundo setor que mais investe em inovação. Como citamos no início desse artigo, não é nenhuma novidade que esta indústria constantemente busca novas tecnologias para expandir e melhorar seus medicamentos.
Entretanto, a tecnologia também pode ser uma aliada ao marketing no segmento. Uma das práticas que mais gera lucro para o setor farmacêutico são os produtos vendidos sob prescrição médica. Para conquistar os profissionais da saúde, é investido muito para poder atrair e obter a confiança deles.
Hoje a estratégia de marketing farmacêutico mais conhecida para fazer novos negócios é agendar visitas de representantes, oferecer amostras grátis, patrocínios, participar de congressos.
Estratégias que trazem visibilidade para a empresa até conseguir atingir o objetivo principal: o nome do produto na receita médica prescrita para o paciente, e dessa forma alcançar seu consumidor final para apresentar a qualidade e eficácia do medicamento.
Assim sendo, fica claro que o alvo das indústrias farmacêuticas são os médicos pois são a ponte para o consumidor final. Os pacientes precisam de uma receita na hora de comprar um medicamento e a única pessoa que pode lhe oferecer isso é o seu médico.
Logo, entender completamente o comportamento do médico na hora de prescrever medicamentos é o sonho das empresas do setor farmacêutico. Se uma empresa souber o que o faz determinar o uso de medicamento ao invés de outro, ela terá de fato, uma grande vantagem frente às suas concorrentes.
O marketing de relacionamento, como citado acima, tem grande importância para a manutenção da relação empresa-cliente. Neste caso, indústria farmacêutica-médico.
Para aprimorar esse processo, o uso de data analytics neste setor é bastante eficaz. A quantidade de dados que o setor de saúde gera diariamente em relação aos prontuários e compras de medicamentos, por exemplo, é gigantesca.
Essas informações são de grande valor para toda a cadeia farmacêutica. Ao tê-las em mãos, os processos se tornam mais otimizados, há exatidão nos diagnósticos e consequentemente o médico prescreve tratamentos melhores e mais efetivos.
Além disso, a utilização de data analytics no MR com os médicos na indústria farmacêutica pode ser de grande ajuda na hora de analisar o andamento da campanha e como está o seu alcance. Ainda é possível criar modelos estatísticos para verificar o nível de satisfação dos seus clientes, e neste caso, os médicos.
Outro ponto positivo é que através do data analytics é possível identificar o comportamento do seu público-alvo e assim conhecer melhor o seu perfil para construir ações preventivas e evitar ao máximo prejuízos em sua campanha. Conhecer profundamente os médicos e encontrar uma forma assertiva e humanizada para criar o relacionamento entre eles e a empresa.
Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a indústria farmacêutica apesar de investir bastante no desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, precisa também encontrar meios para otimizar ainda mais as suas estratégias de relacionamento para gerar sempre mais parcerias e negócios.
O marketing farmacêutico é uma realidade, mas ainda está caminhando em direção as estratégias digitais. Portanto, pode-se concluir que é possível criar estratégias relevantes para o setor farmacêutico com dados, obtendo informações exclusivas para os seus stakeholders com a transparência, humanização e assertividade.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.