Em busca ativamente de redução de riscos e fraudes, instituições como associações de proteção veicular enfatizam a necessidade uma análise eficaz de risco. A análise de risco no mercado de seguros está diretamente relacionada ao perfil do cliente: pode estar relacionada à fraudes, lavagem de dinheiro, propensão a sinistros, entre outros.
Procedimentos de due diligence e verificação de identidade são comumente referidos como KYC e incluem todo o monitoramento de background check. É importante manter em mente que esses procedimentos não são iguais, mas complementares para a avaliação de perfis.
A expressão KYC (Know Your Client) é relativa a um conjunto de práticas necessárias para que a empresa conheça seu cliente mais a fundo.
No mercado de seguros, o processo de tomada de decisão tanto relativas ao negócio quanto ao crédito em si está diretamente vinculado à análise do perfil dos clientes. Para isso, é necessário estabelecer processos de consulta de diferentes fontes de dados, com intuito de avaliar o perfil cadastral, financeiro, jurídico do indivíduo.
Antes de iniciar suas operações, o potencial cliente passa por uma avaliação. As práticas de Background Check são relativas à análises cadastrais e as análises que chamamos de KYC diz respeito verificação em listas PPE, Restritivas e Sanções, análise de processos judiciais, mídias, inquéritos policiais, país de constituição e outras fontes de dados externos de informações.
Por exemplo, elas têm que investigar se o cliente enfrenta alguma sanção, se está em alguma lista de atenção (nacional ou internacional), Portal da Transparência, ou se é uma pessoa politicamente exposta (PEP). Além disso, envolve verificações de CNPJs relacionados.
Além das verificações padrão a serem realizadas a partir de dados oficiais, a análise de risco pode ser expandida para avaliação comportamental, o que isso quer dizer?
Que além da verificação de dados cadastrais, financeiros e jurídicos, é possível analisar o perfil digital desse usuário, o que muitas vezes pode apontar uma situação de risco.
Existem níveis de aplicação de due diligence em diferentes empresas, por isso aqui iremos abordar apenas as análises feitas pela empresa em questão.
O seguro de veículos de alto valor é um processo que demanda algumas verificações, como o valor do seguro está diretamente atrelado ao valor do bem, a análise pode ir além do perfil cadastral e de dados declarados dos clientes, a avaliação de propensão a sinistros também é um indicador para a empresa.
Com intuito de refinar e aprimorar a avaliação de risco em uma seguradora nacional, desenvolvemos uma análise post mortem para detectar padrões no perfil de clientes com veículos de luxo com maior recorrência de sinistros.
Ao validar as características que se repetiam no perfil dos usuários identificados, desenvolvemos um modelo de predição para reduzir as perdas da seguradora, dessa forma, durante a avaliação de concessão do seguro é gerado um score avaliando todos os pontos de interesse levantados no post mortem.
Na ocasião, foi possível padrões de comportamento tanto que indicassem um risco alto de sinistro dado o estilo de vida como também com aqueles que segundo os dados não condiziam com o patrimônio.
Análise de Público: QUEM SÃO?
Aqui é possível ver que há uma grande relação entre ocorrência de sinistros, um alto consumo de bebidas alcóolicas e, por incrível que pareça, um gosto chamativo pela franquia dos filmes Velozes Furiosos. A identificação de um padrão no perfil dos indivíduos nos permitiu desenvolver uma análise de variáveis que atribuísse uma nota para esse indivíduo.
Com o score de risco, foi possível otimizar as análises de concessão de apólice, levando em consideração não apenas a avaliação de dados cadastrais, financeiros e jurídicos como comportamentais, que antes não podiam ser mapeados.
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