Nesse primeiro texto sobre a Estratégia Multicanal para a Indústria Farmacêutica falaremos sobre o primeiro passo para uma abordagem bem sucedida: a segmentação.
A Segmentação é o processo de identificação de subgrupos de clientes, cujas necessidades e desejos são distintos entre si. Com essa prática as empresas podem, por exemplo, priorizar ações de marketing para clientes em determinados canais, ou aos que se relacionam com determinada área de atuação, que possuem certa idade, as opções de recorte são muitas.
A promoção da marca e dos seus produtos passa pelo conhecimento do seu público-alvo, formado por grupos distintos de pessoas com algumas características geográficas, demográficas, de atividade profissional, acadêmica e de consumo em comum. Tais características nos premitem criar os diferentes segmentos.
Cada segmentação é trabalhada de uma forma, essa estratégia é desenhada a partir da análise das características que falamos acima, é necessário então ajustar algumas importantes variáveis: a mensagem e o tom, o formato da mensagem e o canal.
O primeiro passo é estruturar quais serão os canais de comunicação com cada segmento e qual o papel de cada um deles na estratégia promocional.
É importante desenvolver uma unidade visual no conteúdo que você está produzindo, para que haja reconhecimento de marca, essa premissa deve permear toda a comunicação. A escolha do uso, ou não, de redes sociais, será condicionada pelo perfil do segmento, esses fatores também influenciam nos tipos de publicação, os horários e a frequência.
Um aspecto muitas vezes deixado de lado é a análise, uma das fases mais complexas do marketing, que exige olhar para diferentes indicadores para entender a eficácia das ações propostas. A análise dos resultados de cada campanha se transforma em informação estratégica, que alimenta o planejamento das campanhas seguintes.
O planejamento estratégico é um processo contínuo em todas os setores, as análises são responsáveis por orientar a estrutura de comunicação e nos ajuda a adaptar uma nova rota.
Na Refinaria trabalhamos com recortes que vão desde classificações da atividade acadêmica dos médicos, considerando o nível de influência acadêmica que esse médico possui, se ele é um KoL – Key Opinion Leader – um potencial KoL ou até um Super KoL, passando pela avaliação do perfil profissional, afinal o conteúdo consumido por um médico empresário se diferencia totalmente do conteúdo e formato direcionado para médicos que tem um perfil clínico.
O nível de maturidade digital também é um dos grandes indicadores que utilizamos na hora de segmentar, afinal, ter familiaridade com ferramentas e formatos de comunicação digital é ideal para entender a aderência de um determinado médico à uma comunicação via redes sociais ou SMS, por exemplo.
Ainda tem dúvidas de como tornar seu processo de comunicação multicanal mais efetivo e alavancar seu relacionamento com a base de médicos? Entre em contato conosco!
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