Muito provavelmente você já ouviu falar na importância do Data Analytics para os negócios diante da evolução da economia, do poder da informação e da quantidade de dados digitais disponíveis em um mercado cada vez mais globalizado e interconectado, não é mesmo?
Saiba que cada um desses dados podem ser analisados com objetivo de obter insights que possam beneficiar as estratégias e melhorar os resultados da empresa. É por isso que, a cada dia, mais organizações buscam trazer este tipo de inteligência para dentro da sua cultura.
Todos esses indicativos vão de encontro a tomada de decisões mais assertivas, precisas e, sobretudo, antecipadas à concorrência. Decisões que, em um cenário com alto índice de competitividade, podem ser o divisor entre o sucesso e a estagnação do seu negócio.
Muitas empresas já entenderam que só é possível gerenciar aquilo que se mede, fortalecendo cada vez mais uma cultura não só orientada a dados, mas acima de tudo, orientada a resultados.
Quer saber como o Data Analytics se aplica no seu modelo de negócio e como ele pode transformar o seu negócio? Então comece lendo este artigo para fazer sua empresa também ter uma cultura orientada a resultados. Confira!
Data Analytics, ou Análise de Dados como o próprio nome já diz, é uma ciência que examina dados brutos com o objetivo de encontrar padrões, insights e chegar a conclusões com os dados extraídos, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações precisas.
Em outras palavras, Data Analytics é o processo de analisar os dados com um propósito específico.
O objetivo neste caso é simples: melhorar seus processos de trabalho e adquirir insights valiosos acerca das tendências de mercado, comportamento dos consumidores e suas expectativas.
A análise de dados está ajudando cada vez mais organizações a aproveitar seus dados e usá-los para identificar novas oportunidades.
Isso, por sua vez, leva a movimentos de negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, lucros mais altos e clientes mais felizes.
Em um relatório sobre Big Data, o diretor de pesquisa do IIA, Tom Davenport, entrevistou mais de 50 empresas para entender como elas usavam análise de dados e como essa abordagem agregava valor para o negócio.
Dentre os aspectos levantados, os principais foram:
Além da infinidade de dados disponíveis, a nossa capacidade de analisar cada tipo de dado melhorou consideravelmente nos últimos anos.
Com o avanço da tecnologia, é possível analisar grandes volumes de dados de uma forma muito mais rápida com diferentes fontes.
Esse grande conjunto de análises de dados pode ser denominado, em muitos casos, como “Big Data” ou “Big Data Analytics”.
Esse diagnóstico de dados pode ser aplicado de diversas formas para beneficiar diferentes ramos de atuação. Veja alguns exemplos abaixo:
O que não faltam são segmentos que recorrem a essas análises para aperfeiçoar não só o seu negócio, como a vida das pessoas, direcionando seus esforços de maneira mais inteligente e assertiva nas ações de planejamento e divulgação dos seus serviços e produtos.
À medida que o mundo se torna mais conectado e complexo, não só enfrentamos um enorme crescimento de dados criados pelo homem, como também um crescimento exponencial de dados criados pelas máquinas.
Em meio a toda essa revolução tecnológica marcada pelo surgimento da inteligência artificial, IOT, realidade virtual, veículos autônomos e muitas outras grandes tecnologias, é importante ressaltar que no coraçãp de tudo isso estão os “dados” e como eles podem ser analisados de maneira eficiente.
Portanto, não é de se impressionar que as organizações têm visto cada vez mais valor nas respostas das análises de dados.
Para concluirmos, podemos dizer que Data Analytics é uma espécie de bússola que qualquer empreendedor de sucesso precisa ter para obter conhecimento privilegiado do mercado e suprimir a concorrência, independentemente do momento econômico.
Então se você ainda não trabalha com análise de dados, mas entende que é essencial para a prosperidade do seu negócio, entre em contato com o nosso time de especialistas no assunto para te ajudarmos agora mesmo!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.