Os aspectos técnicos da análise de dados são falados em vários posts no blog da Refinaria. Já apresentamos o Data Driven Marketing e seus benefícios neste post aqui. Na abordagem de hoje buscamos focar no aspecto humano do data analytics.
Afinal, analytics nada mais é do a análise do comportamento das pessoas. Entendendo o que elas fazem e quando nos permite entender melhor quem eles são e o que buscam.
A cultura do analytics está em construção dentro das empresas e poucas delas já perceberam que o analytics vai muito além do marketing!
O processo de análise dados não é linear, como qualquer caminhada de aprendizado, ele está sempre em mudança e é preciso entender isso.
A constância, no analytics, deve ser na pesquisa, o resultado é variável, já que o comportamento dos usuários é volátil.
É preciso entender que o processo está sempre em adaptação, mas aqui conseguimos mapear os motivos pelos quais nossas iniciativas funcionam ou não. Com os dados conseguimos acompanhar exatamente onde o processo quebrou.
Não basta apenas olhar os números. As métricas dão oportunidades para formular novas perguntas.
– Olhe para os dados como uma parte da história e não o todo
– Aprenda a avaliar os erros
O uso de dashboards pode nos ajudar a olhar os dados de forma mais palatável de analisar os dados, a leitura individual dos dados diminui o alcance das informações, para aproveitar os dados de forma mais profunda é preciso cruzar as informações para extrair dali padrões.
A partir da definição das métricas, podemos traçar algumas perguntas:
Eu sei o que essa métrica significa?
Como ela se relaciona aos outros dados que consigo puxar?
O que ela revela do comportamento do meu público?
Como essas métricas têm se transformado ao longo de tempo?
Elas trazem algum insight sobre mudanças de comportamento ou preferência do meu consumidor?
Andy Grove, antigo CEO da Intel, disse: “Para cada métrica, deve haver outra métrica ‘emparelhada’ que lide com as consequências adversas da primeira”.
Vincular as métricas é uma prática importante para entender o que pode influenciar os processos de awareness e compra dos consumidores.
Muitas vezes nós analisamos as métricas levando em consideração o que achamos. Esse olhar enviesado, no entanto, atrapalha o entendimento do que realmente está acontecendo.
O crescimento do machine learning nos traz vários aprendizados na hora de analisar o comportamento dos usuários, mas pessoas não são máquinas. Eles não respondem necessariamente da maneira que esperamos.
Como profissional de marketing, você precisa planejar isso obtendo uma melhor compreensão do aspecto humano por trás de seus dados – porque são esses comportamentos que influenciam os negócios. As métricas adjacentes, no entanto, podem nos revelar o que inicialmente não é claro. As consequências das ações do consumidor muitas vezes se escondem por trás de aspectos que se ligam à decisão indiretamente.
É importante que as empresas de entendam que embora tenhamos inúmeras variáveis, que transitam entre cadastrais, socioeconômicas, comportamentais, não é possível prever todos os elementos da jornada do cliente.
“Se não há humanos perfeitos, não há dados perfeitos.” Neil Hoyne, Global Head of Customer Analytics do Google.
A presença da sua empresa no mercado depende da capacidade de se conectar com sua audiência. O grupo de clientes defensores e amantes da marca surge ao passo que você consegue formar um conexão real.
Quando analisamos os dados dos nossos cliente, torna-se posível identificar os meios de comunicação da sua preferência, o tipo de linguagem que influencia seus níveis de interação com os conteúdos nas redes sociais e como ele espera ser atendido. Isso deve direcionar suas ações para conseguir alcançar esse cliente.
A personalização é um dos maiores ativos que a análise de dados pode nos trazer. Considerar o aspecto humano é um dos maiores desafios do data analytics.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.