A pesquisa da Refinaria de Dados analisou postagens de mais de 370 mil usuários desde o decreto da pandemia pela OMS.
A pesquisa feita pela Refinaria de Dados, que foi publicada na Folha de São Paulo, no último sábado (18 de Setembro) na coluna de Mônica Bergamo, contemplou dados do período 11 de Março de 2020 a 16 de Agosto de 2020 e analisou o alcance e a polaridade de publicações relativas a doações, buscando identificar as marcas mais lembradas associadas ao tema.
Durante o período observado, 370 mil usuários postaram sobre o assunto nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin). Na análise de marcas relacionadas ao termo, 12 instituições se destacam, vemos quem em primero lugar, com maior percentual de menções encontra-se o Itaú, sendo mencionado por 57% dos usuários analisados.
Em segundo lugar, com 45%, encontramos BTG, seguido por iFood, com 38%, Ambev com 36% e 99 com 34%, confira no gráfico abaixo as 12 marcas que se destacam:
É interessante relacionar o alcance das marcas aos valores doados, quando pensamos nas companhias citadas vemos que o Itaú fez uma doação de 1 bilhão de reais, o BTG prometeu 50 milhões de reais para o combate a covid, o iFood fez uma grande campanha de doação com a ONG Ação da Cidadania que contou com mais de 115 mil doadores, a Ambev somou 110 milhões de reais em contribuições e a 99 doou 33 milhões.
Buscando entender um pouco mais sobre o sentimento dos usuários em relação a cada um desses termos, analisamos as polaridades das menções para as palavras relacionadas, que nos mostra que em todos os casos, comentários positivos em relação às doações e instituições ultrapassam os comentários negativos. Os comentários não contabilizados aqui não podem ser categorizados em positivo ou negativo.
Quer acessar os dados com maiores detalhes? Entre em contato com a Refinaria!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.