É difícil imaginar uma empresa em crescimento que não utiliza a análise de dados na tomada de decisões. A maioria das organizações usa dados para identificar oportunidades, monitorar atividades comerciais para obter previsões e tomar decisões mais informadas e na indústria farmacêutica não é diferente.
No último post falamos sobre a importância da qualificação da base de médicos para melhorar o retorno de investimento no marketing farmacêutico e aumentar a efetividade das visitas médicas.
Pensando nisso, os profissionais de marketing podem usar análises para medir estratégias de marketing eficazes e para eliminar o risco de tomada de decisão instintiva. Em suma, a tomada de decisões analíticas pode economizar tempo e dinheiro para as empresas farmacêuticas.
Os médicos tomam decisões sobre a saúde de seus pacientes diariamente. Em qualquer área de especialização, essas decisões podem prolongar a longevidade do paciente e melhorar a qualidade de vida. Essas escolhas devem ser feitas com informações relevantes e completas e devem seguir um protocolo rigoroso.
Os médicos estão muito ocupados – não apenas tratam os pacientes e lidam com muita papelada, mas também devem se manter atualizados. Combine isso com rápidas mudanças no mercado de medicamentos e há uma sobrecarga de informações:
Como profissional de marketing farmacêutico (seja da área de oncologia, hematologia, psiquiatria e tantas outras…), como você sabe o que é relevante para ele?
Como você sabe como, onde e quando alcançá-lo para causar maior impacto em sua escolha e aumentar o número de prescrições? É aqui que os recursos de data analytics podem fazer a diferença.
A coleta e análise de dados é um processo comum em departamentos de marketing quando se trata de fidelizar o consumidor, logo, porque não extrapolar essa estratégias?
Pensando em otimizar esse processo de comunicação com profissionais da saúde, a Refinaria desenvolveu uma solução analítica para enriquecer, catalogar e categorizar dados de médicos.
É necessário lembrar que todas essas ações estão em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados e que todos os dados coletados são provenientes de fontes públicas.
Para entender a profundidade de análise que podemos desenvolver é necessário puxar dados granulares de cada perfil da sua base de dados, como por exemplo:
Além do desenvolvimento de scores de interesse como categorização de perfis de médicos influenciadores, empreendedor, acadêmico e até avaliação do potencial prescritivo desse profissional. Ao cruzar dados de um perfil de um médico prescritor ideal é possível avaliar a possibilidade de outros médicos prescreverem a medicação.
Quer Qualificar sua Base de Médicos? Fale com a Refinaria!
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.