O mundo está cada vez mais orientado para a tecnologia e a análise de dados passou a ser uma prática obrigatória para empresas que buscam crescer e otimizar seus recursos. Afinal, não basta apenas coletar dados, é preciso entender o que eles têm a dizer.
A análise de dados, ou Data Analytics, é uma prática recorrente nos mais diferentes mercados. Segundo a Gartner, 75% das organizações já investem ou pretendem investir em Big Data nos próximos dois anos.
Você sabe com os dados podem te auxiliar no processo de decisão? Desenvolvemos esse post para falar sobre a importância da análise de dados para a tomada de decisões e porque ela favorece a inteligência em negócios.
A captação de dados hoje é feita pela maioria das empresas que possuem uma presença digital. Entender o comportamento dessas pessoas nos faz antever como podemos otimizar nossas ações, mas não é bem simples assim.
Os processos de análises preditivas, ou como dizemos aqui na Refinaria “ler o passado para prever o futuro”, nos ajudam a prever tendências com maior precisão. Usar esse tipo de tecnologia nos permite mapear problemas, compreender o comportamento do consumidor, prever resultados de ações e implementar novas estratégias.
Hoje, não basta apenas construir um banco de dados, eles precisam ter “qualidade”. Para obtermos análises próximas da realidade é necessário tratar os dados, ou enriquecer a base de informações com dados confiáveis.
O enriquecimento de dados é ideal para captar, atualizar e padronizar as informações constantemente, seja ela demográfica, comportamental, entre outros.
Quando falamos em Analytics e Big Data vale lembrar que são processos que abarcam quantidades enormes de dados, pensando em inúmeras variáveis por pessoa, ou seja, é necessário contar com tecnologias de processamento que permitam selecionar, categorizar e mapear as informações. Aqui na Refinaria, por exemplo, conseguimos catalogar até 150 traços por indivíduo a partir de análises em várias bases de dados abertas.
Após a captação e tratamento dos dados é que poderemos desfrutar da análise de resultados e a interpretação dos dados. Ao utilizar modelos estatísticos e de análises preditivas, é possível criar associações entre as informações coletadas e assim gerar um modelo de gestão atual, efetivo, direcionado por dados e com foco em resultados.
1. A análise de dados permite desenvolver uma gestão mais inteligente e competitiva
O desenvolvimento de relatórios personalizados transforma os processos de avaliação e na tomada de decisão.
2. Favorece um conhecimento mais profundo do público-alvo
Você sabe com quem está falando? O mapeamento de clientes, parceiros de negócios, fornecedores, colaboradores, entre outros, é crucial para desenvolver uma comunicação efetiva com quem você precisa alcançar e manter as estratégias atualizadas.
3. Permeite avaliar processos internos e gerenciais
Encontrar gargalos nos processos da sua organização, acompanhe o desempenho dos colaboradores, melhore a administração da rotatividade da equipe.
4. Facilita a personalização de produtos e serviços
5. Eleva os níveis de segurança da informação
6. Melhora o desempenho financeiro da empresa
Como a análise de dados é realizada no seu negócio? O que você achou das informações que trouxemos? Para saber mais, continue acompanhando o blog da Refinaria ou entre em contato com nossos especialistas.
Olhamos para o futuro das organizações, gerando insights e decisões mais inteligentes. Tudo através da análise de dados.